Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural do Estado da Bahia promove, a partir do próximo dia 9, mais uma edição do Novembro das Artes Negras, com uma programação gratuita que inclui performance poética, shows musicais, apresentações de dança e teatro, além de performance de pintura ao vivo. Com o tema “Travessias Culturais: Artes Negras em movimentos”, o evento será realizado nos bairros de Paripe, Itapoã e Alagados.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo com artistas e produtores culturais negros e negras, promovendo a visibilidade e intercâmbio destas linguagens. As apresentações acontecerão no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas; Centro Cultural de Alagados, em Alagados; na Associação de moradores de Plataforma; na Sede do Bloco Afro Malê de Balê, em Itapoã; e no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe.
Pelo segundo ano, parte da programação do evento foi definida a partir seleção pública realizada entre setembro e outubro. Foram escolhidos a partir do processo a artista de Juazeiro, Alessandra Paes, com a Live Paint “visão negra do sertão/urbano”; a plataforma artística DAN – Território de Criação, com o espetáculo “Santana”; a banda Cativeiro, de Salvador, com o show “Pega Visão”; o cantor Dja Luz, de Lauro de Freitas, com o show “Minha Pele Preta”, a cantora Riane Mascarenhas, de Cachoeira, com o show “Reggar”; o poeta Nelson Maca, de Salvador, com a “Performance Thank You Exu”; os grupos soteropolitanos Opanijé e Fúria Consciente, junto aos rappers Aspri RBF e Mr Dko, com o show de Hip-Hop “Paredão Ancestral”; e Fábio Hainner, de Lauro de Freitas, com o espetáculo de dança “Como continuar aqui?!”; além do Grupo de arte popular A Pombagem, com “O Museu é a rua”. Entre os destaques do evento, também estão o show do rapper Vandal; o espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”, da Arte Sintonia Cia de Teatro; e o solo do ator Sulivã Bispo, “Koanza Do Senegal ao Curuzu”.
“A 7ª edição do Novembro das Artes Negras tem o propósito de fomentar a cultura afro-baiana e a cadeia produtiva da cultura, promover a democratização do acesso a equipamentos públicos, fomentar a diversidade cultural e atuar em função das políticas reparatórias e compensatórias previstas na constituição do estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial. Este ano, buscamos descentralizar as atividades pela cidade, de modo a ampliar o acesso da população às artes negras”, afirma a diretora geral da Funceb, Sara Prado.
Confira a programação:
Centro Cultural de Alagados
9 de novembro
16h às 17h – Espetáculo de dança “Como continuar aqui?!”com Fábio Hainner
17h30 às 18h30 – Mostra Oficinas de Teatro com Caw Bonfim
10 de novembro
10h – Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”, com Arte Sintonia Cia de Teatro
Associação de Moradores de Plataforma
13 de novembro
19h às 20h – Mostra Oficinas de Stand Up Comedy com Alan Miranda
Cine Teatro Solar Boa Vista
16 de novembro
20h às 21h30 – Show “VANDAL KONVIDAH Áurea Semiseria, Opanijé e Dnguni”
23 de novembro
19h às 20h – Espetáculo “Santana” (DAN – Território de Criação)
17 de novembro
15h às 15h40 – Mostra Oficinas de Teatro com Robson Raycar
Colégio Estadual Barros Barreto
21 de novembro
15h às 16h – Performance Thank You Exu, com Nelson Maca
19h às 20h – Show “Reggar”, com Riane Mascarenhas
22 de novembro
18h – “O Museu é a Rua” – A Pombagem
19h às 20h20 – Solo “Koanza Do Senegal ao Curuzu”, com Sulivã Bispo
Sede do Bloco Afro Malê de Balê
30 de novembro
17h às 17h40 – Mostra Oficinas de Teatro e Dança com Daniele Souza e Renê Oliveira
18h10 – Live Paint “Visão negra do sertão/urbano”, com Alessandra Paes
18h10 às 19h30 – Show de Hip-Hop “Paredão Ancestral”, com Opanijé, Fúria Consciente, Aspri RBF e Mr Dko
20h às 21h30 – Show “Pega a Visão”, com Banda Cativeiro
1º de dezembro
18h às 19h – Show “Minha Pele Preta”, com Dja Luz
19h30 às 21h – Show do Bloco Afro Malê de Balê.