O Ilê Aiyê comemorou 50 anos de trajetória com um show especial que reuniu convidados ilustres, como Daniela Mercury, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Orquestra Afrosinfônica e Beto Jamaica. O espetáculo foi realizado nesta sexta-feira (01), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
A apresentação ainda foi marcada pelas participações de Aloísio Menezes, voz que comanda o Bloco Cortejo Afro há 26 anos, e das cantoras Matilde Charles e Amanda Maria.
Ilê, história e o Curuzu
O Ilê foi criado em 1º de novembro de 1974, quando Antônio Carlos Vovô, Apolônio de Jesus (1952-1992) e outros moradores do entorno da ladeira do Curuzu decidiram montar um bloco de carnaval formado apenas por negros. Até hoje, apenas pessoas negras podem desfilar no Ilê.
É considerado o primeiro bloco afro do Brasil e foi criado no começo dos anos 70, no bairro da Liberdade, em Salvador. Hoje a região do Curuzu já é considerada bairro. Por muitos anos, o Curuzu foi conhecido com uma rua do bairro da Liberdade, mas, desde 2017, foi incluído na lista de bairros oficiais da capital baiana.
Veja fotos: