Promessa do karatê, adolescente de Pau da Lima conquista pódio em competição internacional

Promessa do karatê, adolescente de Pau da Lima conquista pódio em competição internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 01/11/2024 às 13:19 / Leia em 2 minutos

Daniel Santos Araújo, de 13 anos, desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, no mês passado para participar de uma competição mundial de karatê. O adolescente, morador de Pau da Lima, que treina na associação de moradores do bairro, foi vice-campeão mundial em Kata — uma sequência de movimentos de ataque e defesa em que o atleta simula uma luta. Na grande final, ele enfrentou um jovem italiano.

O garoto faz parte do Bolsa-Atleta Salvador, incentivo concedido por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para atletas que não dispõem de recursos financeiros para custear inscrições, viagens e preparação. As passagens até o país vizinho, inclusive, foram pagas pelo programa.

Além do segundo lugar em Kata, o adolescente conquistou o bronze no Kumite — luta direta entre dois competidores —, após derrotar um romeno. Essa foi a primeira vez que Daniel participou de um torneio internacional. Ele teve a chance de estar em um evento mundial em 2022, mas, por questões financeiras, ficou de fora. Na época, o atleta ainda não fazia parte do programa da Sempre.

2nbRmUg.md.jpg

Promessa do karatê, adolescente de Pau da Lima conquista pódio em competição internacional

A preparação para o mundial na Argentina foi intensa, com treinos até seis vezes por semana para aprimorar técnicas e condicionamento físico. O pai do garoto, o rodoviário Uelder Nascimento Araújo, afirma que as conquistas do filho só foram possíveis devido ao incentivo da Prefeitura, rifas e ajuda de amigos.

“O Bolsa-Atleta vem apoiando não só Daniel, mas tantos outros atletas de outras modalidades, fazendo com que eles possam, quem sabe, ter um futuro no esporte, deixando o lado ruim da vida”, comenta.

Daniel passou sete dias na Argentina e teve a oportunidade de competir com atletas de diferentes estilos de karatê. O adolescente está construindo uma carreira invejável no esporte. Só neste ano, ele foi pentacampeão brasileiro, pentacampeão baiano e campeão da Copa do Brasil.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia