O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que não esconde seu carinho e admiração pelo público brasileiro, se prepara para viver um momento emocionante. Ele foi o escolhido para pilotar o McLaren MP4/5B, carro que Ayrton Senna utilizou no ano de seu segundo título mundial, em 1990. Neste sábado (2), durante o GP São Paulo, ele fará uma volta de exibição com o veículo histórico na pista de Interlagos.
“Adoro vir aqui (no Brasil), são as cores, Ayrton, a cultura. Nunca, em um milhão de anos, pensei que poderia pilotar o carro de Ayrton”, declarou Hamilton, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (31). “Quando eu estava na McLaren, tive a oportunidade de dirigir um daqueles MP4/4, e foi incrível. E só o pensamento de dirigir um carro como esse aqui, será uma experiência emocionante. Eu me lembro das corridas em que ele finalmente ganhou e levantou a bandeira”, acrescentou.
A relação de Hamilton com o Brasil vai muito além das pistas. Em 2022, o piloto inglês foi homenageado pela Câmara dos Deputados com o título de cidadão honorário, uma honraria rara e significativa, que reflete seu carinho pelo país. “É uma grande honra receber esse título. Agora posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, sempre amei”, disse o piloto na cerimônia.
Um momento inesquecível para os fãs foi sua homenagem ao ídolo Ayrton Senna no GP de São Paulo de 2021. Na ocasião, Hamilton usou um capacete nas cores do Brasil e carregou a bandeira nacional em uma volta de consagração após vencer a corrida, relembrando o lendário gesto de Senna. “Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna”, declarou emocionado.