Documentário em homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê tem pré-estreia em Salvador

Documentário em homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê tem pré-estreia em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 31/10/2024 às 09:20 / Leia em 2 minutos

O documentário “Ilê Aiyê: a casa do mundo”, produzido pela TV Bahia e que homenageia os 50 anos do principal bloco afro do Brasil, foi lançado em uma sessão para convidados, artistas, autoridades e lideranças do “Mais Belo dos Belos” na noite de quarta-feira (30), no Salvador Shopping.

Na sexta-feira (1°), o material, que reúne registros inéditos e relembra a trajetória da entidade, que é símbolo da cultura baiana no mundo, da resistência do povo preto e da luta contra o racismo, será veiculado no horário da Sessão da Tarde.

A sessão para convidados contou com presenças ilustres de personagens icônicos do bloco afro: Antônio Carlos Vovô, popularmente conhecido como “Vovô do Ilê”, a filha de Mãe Hilda, Dete Lima, responsável pelos figurinos e Arany Santana, ex-diretora do bloco.

O roteiro tem como ponto de partida a Ladeira do Curuzu, o bairro da Liberdade e o surgimento do Ilê. A narrativa atravessa as cinco décadas de trajetória até chegar à turnê mundial que o grupo realizou em julho de 2024, iniciando a viagem pela África e passando por 12 países europeus.

O material destaca, ainda, o protagonismo das mulheres do Ilê, especialmente Mãe Hilda de Jitolu, mãe de Vovô e ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde tudo começou. Falecida em 2009, ela foi a mentora do bloco e de todos os projetos sociais desenvolvidos pela entidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia