A temporada de cruzeiros 2024/2025 terá início em Salvador na próxima segunda-feira, 4 de novembro, com a chegada do MSC Seaview. Este será o primeiro navio a atracar na capital baiana, marcando o início de uma série de viagens que se estenderão até o dia 24 de abril de 2025. Com quase 862 mil leitos disponíveis, a temporada contará com nove navios de duas das maiores operadoras do setor, Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.
Entre os destaques estão as embarcações Costa Diadema, Costa Pacifica, MSC Grandiosa e MSC Splendida. Ao todo, mais de 200 roteiros serão realizados, abrangendo 18 destinos, incluindo portos como Salvador, Santos, Rio de Janeiro e Recife. Além disso, mais de 30 navios de longo curso farão paradas em mais de 40 cidades brasileiras, abrangendo estados como Amazonas, Bahia, Ceará e Pará.
A expectativa para a nova temporada é repetir ou até superar o impacto econômico positivo da última, que injetou R$ 5,2 bilhões na economia brasileira e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. A indústria de cruzeiros segue em expansão, com a projeção de 34 milhões de passageiros globais em 2024, de acordo com dados da Clia Global.
Ao PANROTAS, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, destacou que o Brasil tem um grande potencial de crescimento no setor e que a competitividade do mercado depende de pilares como custos equilibrados, segurança e sustentabilidade. O país trabalha para reduzir os custos de operação e garantir que o setor continue a crescer, atraindo cada vez mais navios e turistas.
“O Brasil pode ser a escolha de muitas companhias e a opção de ainda mais brasileiros e estrangeiros. O crescimento do setor e a ampliação das temporadas dependem de pilares fundamentais como custos equilibrados, segurança, previsibilidade e sustentabilidade. A Clia e a indústria de cruzeiros estão trabalhando com autoridades para reduzir os custos de operação no Brasil. O potencial do setor é enorme, e, se o mercado nacional for competitivo, poderá manter os navios que já estão aqui e atrair outros”, explicou Ferraz.