A trajetória inspiradora de Jaqueline Goes será reconhecida em um encontro de lideranças femininas na próxima sexta-feira (1º), em Salvador. A biomédica baiana, que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48 horas após confirmação do primeiro caso no país, foi escolhida para ser homenageada no encontro da Confraria Atena, rede nacional de mulheres que se reúnem para fortalecer os elos entre aquelas que ocupam espaços de decisão no Brasil.
No jantar anterior, há cerca de um mês, 30 mulheres no alto escalão de empresas como os Correios, órgãos como o Conselho Nacional de Justiça e Advocacia Geral da União, além de instituições como a Quero Você Eleita e o Comitê Elas Empreendem estiveram presentes para homenagear a ministra das mulheres, Aparecida Gonçalves.
Na celebração à trajetória de Jaqueline já estão confirmadas a Deputada Federal Lídice da Mata; a representante do grupo Mulheres do Brasil na Bahia, Isabel Guimarães; a liderança do povo indígena Shanetatcha Pankararu; Ana Luiza Pankararu, a presidente da Funarte; Maria Marighella e a diretora do Mercado Iaô, Jaqueline Azevedo.
Criada pela jornalista Gabriela de Paula; pela fundadora do Instituto Por Elas, Rizzia Froes; e pelas advogadas Maíra Recchia, Katarina Brasil e Talita Greco, a Confraria Atena já prepara encontros em Fortaleza, Belo Horizonte e Florianópolis. No primeiro semestre do próximo ano, o grupo promoverá um encontro maior, com painéis e outros formatos de conteúdo, mantendo o foco em qualificação, mas sobretudo para criar oportunidades de networking.