Criar tiara para Kate Middleton foi ‘um sonho’, conta designer britânica

Criar tiara para Kate Middleton foi ‘um sonho’, conta designer britânica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Getty

Publicado em 25/10/2024 às 13:50 / Leia em 2 minutos

Criar uma tiara para a coroação de uma futura rainha é um marco no mundo da chapelaria — e foi essa a missão que Jess Collett, uma designer britânica recebeu, ao ser convidada para desenvolver acessórios exclusivos para Kate Middleton e sua filha, a Princesa Charlotte, na coroação do Rei Charles em 6 de maio de 2023.

Nos dias que antecederam o evento, muita especulação girou em torno de como Kate se apresentaria, especialmente considerando seu papel como futura rainha. Jess Collett, no entanto, estava certa de sua criação desde o início.

“Fiz uma tiara para a princesa, inspirada em uma peça que chamei de ‘The Golden Crown’ — uma faixa de folhas em couro dourado”, contou Collett à revista People. “Sempre que alguém usa a Golden Crown, me dizem que se sentem fabulosos e radiantes.” A peça emblemática, em exibição no ateliê de Collett em Notting Hill, foi reinventada para Kate, ganhando uma versão ainda mais luxuosa e delicada.

2q2AW1n.md.png

Foto: Reprodução/Getty 

Para a ocasião especial, a tiara foi feita com folhas prateadas cuidadosamente trabalhadas, decoradas com cristais e bordadas à mão com fios de prata. A criação, resultado da colaboração entre Collett e a designer Sarah Burton, da Alexander McQueen, refletiu elegância e uma atenção impecável aos detalhes. “Foi um triunfo de artesanato”, comentou Collett, que assistiu ao evento ao lado da família.

“Estávamos em casa, de pijama, e quando Kate apareceu, até meus filhos comentaram: ‘Nossa, mãe, ficou incrível!’ E você sabe, crianças sempre dizem a verdade!”, disse ela. “Foi um momento emocionante e também um grande alívio. Esse era o sonho de toda uma vida.”

A experiência foi especialmente significativa para Collett, que iniciou seu ateliê há 27 anos com um empréstimo de US$ 3.900 do The Prince’s Trust, fundado pelo então Príncipe Charles, hoje Rei. “As estrelas estavam alinhadas”, relembra ela, emocionada. “Sinto as mesmas coisas intensas sempre que penso nesse dia. Não sei se algum projeto superará esse momento.”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia