Vinhos produzidos em Morro do Chapéu são premiados em um dos maiores concursos da área no Brasil

Vinhos produzidos em Morro do Chapéu são premiados em um dos maiores concursos da área no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 12/04/2024 às 15:41 / Leia em 3 minutos

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, segue se destacando quando o assunto é a produção de vinhos de alta qualidade no Brasil. Três rótulos da Vinícola Reconvexo, totalmente produzidos na cidade do Norte baiano, foram premiados com medalha de ouro no Wines of Brazil Awards 2024, uma das maiores premiações da indústria de vinhos do país na atualidade. O concurso contou com a avaliação de 36 profissionais renomados no mercado nacional de vinhos e com certificações de nível avançado em conhecimento sobre vinhos.

Ao todo, mais de mil rótulos de vinhos com origem 100% nacional, das mais diversas partes do Brasil, participaram da disputa. A Vinícola Reconvexo conquistou o reconhecimento com os rótulos Tom de Tempranillo 2022, que recebeu 90 pontos, premiado com a Medalha Gold; Tom de Marselan 2023, com 91 pontos, também Medalha Gold; e Vila do Ventura Barriguda 2022, que recebeu 92 pontos e recebeu a Medalha Grand Gold.

Ter uma vinícola com vinhos reconhecidos entre as melhores amostras do Brasil, num concurso nacional dessa magnitude, é muito importante para certificar o terroir de Morro do Chapéu. Isso reforça o enorme potencial que o terroir da Chapada Diamantina já demonstra numa área de enorme tradição mundial, que é o mercado de vitivinicultura”, afirma Rafael Bezerra, sócio e diretor da Reconvexo.

Imagem-do-Whats-App-de-2024-04-12-s-15-09-07-027b6e7f

Prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo disse que a premiação é um orgulho para a cidade, que tem apostado na vitivinicultura como estratégia de desenvolvimento. “Temos certeza que o terroir da Chapada Diamantina tem potencial para ser reconhecido como o melhor terroir de todo o Brasil. O trabalho realizado pelas vinícolas aportadas aqui, como a Reconvexo, é de altíssimo nível, e isso reflete na qualidade dos vinhos produzidos (…) Aos poucos, o Brasil está reconhecendo esse patrimônio que nós já conhecemos. Temos a convicção de que esse mercado vai nos ajudar a desenvolver Morro do Chapéu, pois gera emprego e renda não só através da produção, mas também por meio do enoturismo, que tanto cresce no país”, disse.

A Vinícola Reconvexo iniciou o seu plantio em Morro do Chapéu em 2019 e essa foi a sua primeira participação em concurso nacional. “Com o passar dos anos, a gente espera confirmar o grande potencial deste terroir de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, conseguindo vinhos cada vez mais elaborados, conseguindo destaque principalmente pela qualidade dos nossos produtos e serviços”, diz Bezerra.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia