Vladimir Carvalho, conhecido por ser um dos mais importantes cineastas do cinema brasileiro, morreu na manhã desta quinta-feira (24), aos 89 anos, em Brasília. Ele morreu em decorrência de um infarto e problemas renais. O velório está marcado para sexta-feira (25), no Cine Brasília.
“Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política. Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas, levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, através de suas redes sociais.
Natural da Paraíba, Vladimir ganhou destaque nacional após iniciar seu trabalho com o também documentarista Eduardo Coutinho, na década de 60. Reconhecido internacionalmente, o artista ficou marcado por dirigir as produções O país de São Saruê (1971), Barra 68 (2000) e Conterrâneos velhos de guerra (1991), que retrata os bastidores da construção de Brasília.
Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política. Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) October 24, 2024