Uma das artistas mais celebradas do país, Fernanda Montenegro acumula várias paixões: pela arte, família e por seu eterno companheiro, o também ator Fernando Torres, falecido em 2008. Todos esses temas foram revisitados no novo episódio de ‘Tributo’, exibido nesta quinta-feira (17), após Mania de Você.
“Fazemos parte da história cultural da televisão brasileira. Eu comecei em dezembro de 1950 na TV Tupi. Havia um grande elenco, todos muito jovens, e hoje estamos aí à beira dos 100. As nossas biografias são muito bonitas, porque são biografias de resistência”, celebrou a atriz.
Embora tenha sido pioneira da tevê, Fernanda não escondeu a sua identificação com o palco. Ou, como definiu a filha, Fernanda Torres, uma “devoção pelo teatro”: “Ela trabalha mais do que nós todos: é chamada para filme, novela, peça, debate e comerciais. É requisitadíssima. E dá conta. Talvez seja o preço de viver muito, lucidamente”.
‘Tributo’ repassou acontecimentos importantes como a fundação da Companhia Teatro dos Sete – da qual também faziam parte Fernando Torres, Sergio Britto e Ítalo Rossi, além do diretor Gianni Ratto – em 1959; e sua atuação como Dora em ‘Central do Brasil’ (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu a indicação para o Oscar de melhor atriz no ano seguinte. Em seu depoimento, ela ponderou que a derrota [para Gwyneth Paltrow, por ‘Shakespeare Apaixonado’] não se tornou um trauma. Pelo contrário.
“Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, brincou.
‘Tributo’ é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni.
“Não vivi sem resultados. Minha vida não foi inóspita. Sempre que mencionam em tom de elegia de como era nos áureos anos, sorrio.”
EU TO MUITO EMOCIONADO
Fernanda Montenegro é imortal e uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Inigualável. Atemporal. #Tributo pic.twitter.com/mD41qmUifR— carllos (@tearieyes) October 18, 2024