Picolino promove evento para celebrar o papel feminino na construção das artes circenses da Bahia

Picolino promove evento para celebrar o papel feminino na construção das artes circenses da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 17/10/2024 às 17:00 / Leia em 3 minutos

Com objetivo de celebrar e homenagear o protagonismo feminino nas artes circenses brasileiras, principalmente, na Bahia, o Circo Picolino promove a “Noite do Tapete Vermelho”. O evento acontece no dia 26 de outubro, a partir das 19h, e contará com performances artísticas, desfiles, poesia, teatro e muita arte circense. Entre os destaques, está o espetáculo “A Mulher do Circo – A Noite do Tapete Vermelho”, que conta com uma banda totalmente feminina e composição cenográfica especial, que trará uma grande passarela-picadeiro. O espetáculo tem curadoria e direção artística de Luana Tamaoki Serrat e co-criação das artistas circenses Verônica Tamaoki, Nina Porto, Nana Porto e Wilma Macêdo, que também assumem a produção do projeto. Já a direção musical é de Viva Varjão. 

A programação inclui um grande desfile em homenagem à importantes artistas e mestras do Circo como Maria José Aurora Calado, a Dona Zeza; Valnice Augusto Nascimento, mais conhecida como Baianinha; Maria Aparecida França, a Dona Cida; Norma Sueli Cardin dos Santos; Jucineide Conceição Silva, a Dona Neide; entre outras.

Para Luana Tamaoki Serrat, o projeto chega em um momento de reinvenção e renovação do próprio Circo Picolino, com uma gestão majoritariamente feminina. “A mulher teve um papel fundamental na Picolino, foi através da paixão pela minha mãe, Verônica Tamaoki – que fazia parte na década de 1980 da primeira escola de circo do Brasil,  a Piolin -, que meu pai se apaixona pelas artes circenses e ao lado dela faz do Circo a sua vida”, conta a atriz circense. Ela acrescenta ainda que “É interessante que, hoje, temos essa gestão formada em grande parte por mulheres; há pouco tempo, depois de quatro meses com o Circo a céu aberto, chegou a nossa nova lona, de cor rosa fuccia, que tem chamado bastante atenção de quem passa pela orla de Salvador. É um momento de celebrar, homenagear, cuidar e fortalecer as mulheres do Circo, pois sabemos o quão foi duro para muitas delas existir e resistir. 

 

O Salto

Integra ainda a programação do projeto o solo circense O Salto, da aramista e performer Ninha Almeida, com direção de Lucas Mariani. Unindo composições cênicas, interações com música, teatro, dança e técnicas circenses, o espetáculo acontece no dia 27 de agosto, às 19h, no Circo Picolino, e é inspirado nas memórias de infância da artista. A entrada custa R$20 (inteira) e R$10 (meia). 

 

2dy4SyB.md.jpg

2dy6h9p.md.jpg

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia