A marca baiana Dendezeiro vai levar a rica herança cultural do sertão brasileiro para as passarelas da São Paulo Fashion Week com o desfile da coleção “BRASILIANO: Filhos do Sol”, que acontece no próximo dia 20 de outubro. Sob a direção de Hisan Silva e Pedro Batalha, a label fashion que há cinco anos se destaca por integrar cultura regional e moda de forma única explora as raízes familiares de seus fundadores para ressignificar a narrativa do sertão.
Inspirada por grandes obras literárias como Vidas Secas, a coleção captura a essência da perseverança e da resiliência do povo sertanejo, conectando o passado ao presente por meio de uma estética criativa e inclusiva. “Contamos a história dos filhos do sol, daqueles que, como o carcará, voam com fome de espalhar pelo mundo a verdadeira e nova história de cordel, plantando a semente da terra seca”, afirma Hisan.
A coleção destaca o uso de técnicas artesanais como trançados de palha e miçangas, que celebram o trabalho manual e a tradição do sertão. Uma parceria criativa e visual com a Suvinil, mostrando como as cores podem conectar moda e decor, destaca o uso de tintas, estampando esses elementos na cor Marrom-luxo, que reflete a vibração intensa e rica das tonalidades do sertão.
Nas paletas, predominam tons terrosos como marrom, vermelho, preto e bege, simbolizando a conexão com a terra. A parceria com a PUMA reforça esse diálogo ao trazer para os calçados as mesmas nuances. Na ocasião, todos os modelos desfilam usando Easy rider, Suede Classic e, principalmente, Speedcat, uma silhueta com solado baixo e estética esportiva, que se destaca como a grande tendência do streetstyle neste ano.