O candidato Jhonatas Monteiro (PSOL) foi o mais votado para vereador em Feira de Santana nas eleições municipais deste domingo (6), com 10.980 votos, representando 3,31% do total. Mesmo com essa votação expressiva, ele não conseguiu garantir sua reeleição. Isso ocorreu porque, no sistema proporcional utilizado no Brasil, o número de cadeiras que um partido ou coligação ocupa depende da soma dos votos recebidos por todo o grupo, e o PSOL não atingiu o coeficiente eleitoral necessário.
Apesar de ter obtido 2.688 votos a mais do que em 2020, Monteiro não conquistou uma vaga, nem mesmo como suplente. Em contrapartida, candidatos como Edvaldo Lima (União Brasil), com 6.430 votos, e Jorge Oliveira (PRD), que obteve apenas 2.247 votos, conseguiram ser eleitos, beneficiados pelo desempenho geral de seus partidos.
A Câmara Municipal de Feira de Santana, que possui 21 cadeiras, terá uma renovação de 28% para a legislatura de 2025, com seis novos vereadores. Outros 15 parlamentares, equivalente a 71%, foram reeleitos para continuar atuando no município.