Usando folhas secas de árvores em vez de papel, vereador de Fortaleza se elege com 30 mil votos

Usando folhas secas de árvores em vez de papel, vereador de Fortaleza se elege com 30 mil votos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 07/10/2024 às 12:51 / Leia em 2 minutos

Exemplo! O vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar (Psol), foi eleito com mais de 30 mil votos (30.682) sem utilizar nenhum tipo de papel em sua campanha eleitoral deste ano. Ele não recorreu a panfletos, adesivos ou nem mesmo a tradicionais “santinhos”. A estratégia do candidato foi surpreendente: nas ruas, Gabriel distribuiu folhas secas de árvores com mensagens e seu número, escritos a mão, em vez de papel.

Conhecido como “Gabriel Biologia”, por ser biólogo, ele possui mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Em 2020, utilizou cartazes feitos à mão em sua campanha.

Usamos a bandeira e a nossa voz. A gente quer mostrar para a população, e para os outros políticos, que é possível fazer uma campanha sem gerar muito lixo, muito resíduo. É um material totalmente biodegradável, pode jogar no chão sem problema nenhum, é custo-zero e ainda é personalizado. A gente faz de um por um, com muito carinho, então a gente desenha, pinta e muita gente que vem fazer a campanha está também fazendo essas folhinhas com a gente”, afirmou o então candidato a’O Povo, antes das eleições.

O despejo de santinhos é, acima de tudo, considerado crime eleitoral. Prática bastante, usada nos momentos que antecedem o pleito, em locais de votação e em ruas próximas às seções, a pena é detenção de 6 meses a 1 ano, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa. Também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe