Após as eleições municiais deste domingo (6), a Câmara de Vereadores de Salvador registou uma renovação de 44%, em comparação ao pleito de 2020. Do grupo de 43 vereadores, 24 foram reeleitos, entre eles Marta Rodrigues, única reeleita do PT, partido que, em 2020, elegeu quatro vereadores.
Este ano, quem cresceu foi o PSDB, que, de três, passou para seis vereadores. A maior bancada eleita foi a do União Brasil, legenda do prefeito reeleito Bruno Reis, com sete vereadores eleitos. A situação é favorável à Prefeitura, que terá maior facilidade para aprovar projetos neste segundo mandato.
Das 43 cadeiras na Câmara, apenas 7 são da oposição, contando uma do PT, uma do MDB, uma do PSB, duas do PCdoB e duas do PSOL.
“Esperava, no máximo, uma renovação de 30%, já incluindo o fato de Edvaldo Brito (PSD) ter desistido de disputar a reeleição. Não esperava por causa do trabalho que os vereadores fizeram nestes últimos quatro anos”, disse Carlos Muniz, presidente da Casa, se mostrando surpreso com a taxa de renovação. “A eleição reflete o trabalho que Bruno fez pela cidade. Os vereadores que estavam com ele também foram beneficiados pelo reconhecimento desse trabalho”, reconheceu.
Veja a lista dos vereadores eleitos em Salvador nas eleições 2024.