O asteroide 2024 PT5, atraído pela gravidade do nosso planeta, passará a orbitá-lo por um período de 53 dias, até 25 de novembro. O pequeno corpo celeste tem cerca de 10 metros de diâmetro e foi identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid. Ele pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos pelas órbitas ao redor do Sol.
A “captura” de asteroides pela Terra é rara, mas casos chamam atenção, como o do asteroide CD3, que permaneceu em órbita por três anos, a partir de 2020. No caso do 2024 PT5, ele será temporariamente mantido pela gravidade terrestre, mas não completará uma órbita completa. Após os 53 dias, ele seguirá sua trajetória sem riscos para o nosso planeta.
Como observar
Apesar de ser chamado de “mini Lua”, o 2024 PT5 é muito pequeno para ser visto a olho nu. Bem menor que a Lua, que possui 3.475 km de diâmetro, ele poderá ser visto somente através de telescópios especializados.
A visita do corpo celeste é uma boa oportunidade para astrônomos estudarem mais sobre os asteroides do grupo, que podem fornecer novos insights sobre a composição e a origem deles.