A Apae Salvador completa 56 anos de atuação em prol da Pessoa com Deficiência e vai celebrar a data em grande estilo, com uma apresentação especial do espetáculo “O Corpo Ancestral” da Opaxorô Companhia de Dança no Teatro Castro Alves. O evento para convidados acontece nesta quarta-feira (2), a partir das 20h, na Sala do Coro do TCA, em Salvador. “Esse é um momento de comemoração por toda a trajetória de lutas e conquistas alcançadas ao longo destes 56 anos. Ainda temos muito a fazer para que as pessoas com deficiência tenham acesso pleno aos serviços e direitos”, reforçou Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.
“O Corpo Ancestral” é uma obra inspirada na ancestralidade e na cultura afro-brasileira, que apresenta uma narrativa poética que ressalta a beleza e a singularidade de cada indivíduo, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas. Com coreografias envolventes, música vibrante e uma energia contagiante, o objetivo é exaltar o poder transformador da arte como meio de inclusão social e empoderamento pessoal. A montagem traz elementos da dança contemporânea, com influências das danças de matrizes africanas, samba de caboclo e danças periféricas. Além disso, o repertório individual dos intérpretes retrata a subjetividade do povo brasileiro e a ancestralidade presente em todos os ritmos e movimentos.
“O espetáculo traz muito dos nossos artistas enquanto intérpretes e criadores. Tudo que está em cena, é a verdade deles; é o corpo deles pulsando e falando da sua arte, da sua realidade urbana e da nossa ancestralidade”, detalhou Antônio Marques, coordenador de Artes da Apae Salvador.