Julgamento sobre Marco Civil da Internet deve ser liberado até junho, garante Dias Toffoli

Julgamento sobre Marco Civil da Internet deve ser liberado até junho, garante Dias Toffoli

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Rosinei Coutinho/STF

Publicado em 09/04/2024 às 16:08 / Leia em 1 minutos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em nota divulgada pela assessoria do Tribunal que deve liberar o julgamento sobre o Marco Civil da Internet até o fim de junho deste ano.

O caso, que discute a responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos publicados por seus usuários, chegou a ser pautado no ano passado, mas foi suspenso para aguardar o julgamento do projeto de lei (PL) das Fake News na Câmara.

A matéria, contudo, não avançou no Congresso por falta de consenso.

“Em razão de solicitação para se aguardar a votação, na Câmara dos Deputados, de novas regras dispondo sobre a matéria, o julgamento do caso acabou não ocorrendo em 2023. Os autos deverão ser encaminhados para julgamento até o final de junho deste ano, encontrando-se, a proposta de voto, ainda pendente de ajustes pontuais”, escreveu o ministro.

O Marco Civil da Internet de Toffoli propõe a “responsabilidade civil dos provedores de internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros à necessidade de ordem judicial prévia e específica que determine a remoção do conteúdo ilícito”.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe