Indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o seu primeiro disco, a orquestra de atabaques Aguidavi do Jêje vai levar sua música afro-percussiva para o quinto SSA Mapping, o maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste do Brasil. A apresentação do grupo encerra a agenda do sábado (12) e será uma performance de música-imagem, com intervenções visuais criadas especialmente para o show. A informação foi obtida com exclusividade pelo Alô Alô Bahia.
Nos dias 12 e 13 de outubro, o SSA Mapping ocupa a Praça Maria Felipa, no Comércio, com programação totalmente gratuita, e faz do Mercado Modelo a tela de videomapping para dezenas de obras visuais.
Fundada pelo percussionista Luizinho do Jêje, a Aguidavi do Jêje é referendada nos toques de candomblé da nação Jeje-Mahin e faz, segundo eles, um “ritual percussivo”. É um grupo formado por músicos e ogãs com idades variadas, que cresceram no Terreiro do Bogum, no bairro do Engenho Velho da Federação. Juntos, fazem uma das mais interessantes e diferentes sonoridades na música contemporânea baiana.
A orquestra afro-baiana representa uma herança ancestral ligada diretamente à história da diáspora brasileira, com letras que resgatam cantigas de candomblé e trovas originais da cultura popular baiana, mas com um sotaque atual. Com arranjos inusitados, reúne em clima harmônico atabaques, berimbau, agogô, pandeiro, caxixi e outros instrumentos construídos pelos próprios integrantes, além de pedais de efeitos e bateria eletrônica.
Para a apresentação, a dupla de VJs Gabiru e Lee Quick, do YOW! STUDIO, vai projetar um videomapping, na fachada do Mercado Modelo, conectado ao repertório da Aguidavi do Jêje – música e imagem em diálogo direto. Com origem no litoral baiano, o duo criativo se formou a partir da música eletrônica no Brasil e atua com arte, tecnologia, cultura e pesquisa, passeando por temas como memória, ancestralidade, território, cultura pop, psicodelia e afrociberdelia.
Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Além do final de semana, que contará com mostras de videomapping, shows, passeios guiados, feira criativa, instalações artísticas e brincadeiras para as crianças, haverá ainda atividades de formação, no Auditório Makota Valdina da Casa das Histórias de Salvador, a partir do dia 8 de outubro.