Porto Seguro, no sul da Bahia, é o destino nordestino mais procurado entre os beneficiados do Voa Brasil. O programa do governo federal oferece passagens de até R$ 200 o trecho, a aposentados do INSS e, em uma segunda etapa do programa, no primeiro semestre de 2025, deve estender seu benefício a estudantes de instituições de ensino público. A cidade baiana também está entre os destinos mais vendidos por operadoras de turismo em 2023.
Juazeiro do Norte (CE) e Petrolina (PE) completam o pódio do Nordestino, entre os destinos mais procurados, ao lado de Santarém (PA), Campinas (SP), Sinop (MT) e Foz do Iguaçu (PR), que lideram em suas regiões, segundo informações do Panrotas.
Apesar dos resultados ainda abaixo do esperado, o Voa Brasil tem evoluído desde seu lançamento, há cerca de 50 dias, pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Do começo de setembro até hoje, o número de cidades atendidas cresceu 16%, passando de 60 para 70. Cerca de 56% dos aeroportos estão localizados em cidades de médio e pequeno porte. Outro dado interessante é que as cerca de 10 mil passagens já reservadas foram adquiridas por um público de pessoas com mais de 65 anos, que correspondem a apenas 2% dos passageiros em voos comerciais no Brasil.
“Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso País”, destaca Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.