Quando era mais jovem, Inah Canabarro Lucas tinha uma aparência de fragilidade e por isso muitas pessoas acreditavam que ela não viveria por muito tempo. No entanto, ela superou todas as expectativas e hoje tem 116 anos, sendo considerada a segunda pessoa mais velha do mundo.
Inah é considerada uma supercentenária – pessoas que tem 110 anos ou mais. Esses idosos são monitoradas pelo Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG, na sigla em inglês), uma instituição global de pesquisadores em campos de gerontologia, longevidade, saúde e demografia baseada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Os supercentenários também são contabilizados pelo LongeviQuest, outro grupo de pesquisadores, que já identificou 278 pessoas.
Inah é freira e hoje vive em um convento em Porto Alegre. Ela nasceu na cidade gaúcha de São Francisco de Assis, no dia 8 de junho de 1908.
Segundo a biografia dela no site da LongeviQuest, quando criança ela era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria. Ela morou no Uruguai, onde virou freira. Quando voltou ao Brasil, Inah deu aulas de português e matemática.
No topo da lista está a japonesa, Tomiko Itooka, com 116 anos, que nasceu no dia 23 de maio de 1908, pouco mais de um mês antes da brasileira.
Tomiko praticava vôlei na escola, trabalhou em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul e teve duas filhas e dois filhos, segundo o GRG. Ela tinha gosto por escalar montanhas e até mesmo escalou o Monte Ontake (altitude 3.000 m) duas vezes, de acordo com a imprensa internacional. Hoje ela vive em Hyogo, no seu país natal.
Em terceiro lugar da lista LogeviQuest está a norte-americana Elizabeth Francis, 115 anos, que nasceu no dia 25 de julho de 1909. Hoje ela vive na cidade de Houston, no Texas. Segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian”, Francis já atribuiu sua longevidade à sua fé.
Em quarto lugar está a inglesa Ethel Caterham, também com 115 anos. Ela nasceu no dia 28 de agosto de 1908 em Shipton Bellinger, Hampshire. Aos 18 anos, se mudou para a Índia, onde viveu por três anos e depois retornou à sua terra natal, onde casou e teve dois filhos. Atualmente, ela vive em uma luxuosa casa de repouso em Ash Vale, Surrey.
A japonesa Okagi Hayashi completa o top 5 da lista, também com 115 anos. Ela nasceu no dia 2 de setembro de 1909. Okagi bebe suco verde caseiro todas as manhãs. Até seus 80 anos, gostava de fazer viagens a fontes termais e jardinar com amigos. Também praticou caligrafia até seus 90 anos.
As informações são do g1