Com o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia lotado por familiares, amigos, autoridades, nomes do empresariado baiano e imprensa, Isabela Suarez teve sua trajetória como empresária reconhecida mais uma vez. Porém, a homenagem desta sexta-feira (20) trata-se da honraria mais alta da ALBA, a Comenda 2 de Julho.
O reconhecimento dado a advogada e empresária foi especialmente pela sua atuação como presidente da Fundação Baía Viva – entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1999 para recuperar e valorizar um dos maiores e mais representativos cartões postais da história do estado e do Brasil: a Baía de Todos os Santos.
Suarez é, ainda, vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial da Bahia (ACB) e vem promovendo ações sociais, ambientais e de requalificação urbana na região, com destaque para programas como o Bandeira Azul, que teve a sua primeira chancela do Norte e Nordeste do Brasil, na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades.
Antes de ser recebida de pé pelos deputados e todo o público presentes na sessão especial e ao som do Hino ao Dois de Julho, Isabela conversou com o Alô Alô Bahia. “Meu coração é pura emoção, cheio de gratidão. Eu confesso que neste momento me faltam palavras e sobram emoções. Mas é muito bom ter este reconhecimento, saber que as pessoas e as instituições da Bahia sentem isso. É esta resposta da sociedade que nos move para frente”.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), que em seu discurso destacou o trabalho de Isabela Suarez em prol do desenvolvimento sustentável da Bahia e o seu papel como figura feminina no setor empresarial. “É uma mulher em lugar de destaque, de poder e que pode ter sua voz reverberada por toda a cidade”, disse o parlamentar.
Agradecimento a família
Isabela Suarez estava emocionada. A empresária recebeu a medalha ao lado do filho, o pequeno Bruninho. No momento do seu discurso, ela enalteceu o papel da família: “Antes da minha vida profissional, eu sou a filha, a irmã, a neta, a amiga e a esposa, eu sou a Bela, como a maioria dos amigos queridos me chamam. E das minhas relações pessoais mais íntimas e preciosas que eu extraio e carrego as experiências que construíram e atualizam todos os dias a minha identidade e a minha trajetória pública”.
Abigail Suarez, mãe de Isabela, foi uma das convidadas de honra da sessão. Ela se emocionou durante o discurso da filha: “Da minha mãe herdei o gosto pela arte, pela cultura e pela política. Ela me abriu as portas de mundos para que eu visse muito além da redoma de privilégios em que eu vivia. Dela, tenho a absoluta certeza, obtive a força que tenho para ser uma mulher independente e capaz de comandar a minha própria vida”, disse a homenageada.
Carlos Suarez, pai de Isabela e uma dos principais empresários do país, também não conteve a emoção. A empresária dedicou a honraria recebida a ele: “Do meu pai aprendi o pragmatismo que a vida requer. Credito a ele esta homenagem por a todo instante me ensinar e me lembrar de confiar em minhas competências. Defendendo o protagonismo dos integrantes da família como fator imprescindível para o sucesso do nosso grupo pudesse transcender gerações, ele nos estimulou a mim e aos meus irmãos a alcançar, por méritos próprios, posições de destaque nas empresas. De maneira brilhante, ele fez tudo isso, não só respeitando, estimulando nossos legítimos talentos e interesses. Foi desta forma que ele me preparou para ser uma Suarez, porém sem me privar jamais de ser Isabela”.
A homenageada também agradeceu ao marido, o advogado Bruno Adry, além dos irmãos, padrasto e madrasta. Os avós também foram lembrados, como a avó materna Enedina Santana da Silva, de 85 anos, que estava presente na sessão e avô paterno Manoel Seabra. “Nosso Manolo nos ensinou na prática, com a força do trabalho e a persistência dos nossos objetivos. De imigrante brasileiro, fugido da ditadura espanhola, a empresário de grande sucesso na Bahia. De garçom de pastelaria do Taboão a construtor do que deveria ser uma das mais importantes incorporadoras do nosso país. Meu avô sempre foi uma imensurável fonte de força, resiliência e inspiração para toda sua família”.
Veja fotos: