Formado por 11 integrantes do Terreiro do Gantois, o Grupo Ofá apresentou para convidados, na tarde deste domingo (15), o seu mais novo disco “Ìyá Àgbà Ṣiré: O Poder do Sagrado Feminino”. Em meio à plateia, no Espaço Cultural da Barroquinha, estava o mestre Gilberto Gil. O mestre tornou ainda mais belo o segundo álbum do Ofá, “Obatalá – Uma Homenagem a Mãe Carmen”, que teve a participação de outros artistas da maior importância, como Gal Costa, Zeca Pagodinho e Nelson Rufino.
O Grupo Ofá segue o propósito de levar o mundo a conhecer a musicalidade do Candomblé. Com direção geral de Flora Gil, “Ìyá Àgbà Ṣiré: O Poder do Sagrado Feminino” reverencia as iabás, como são chamadas as orixás femininas. Desde o último dia 6 de setembro, o single “Iran adê, oní iran”, encartado neste terceiro álbum recém-lançado, está ao alcance de todo os ouvidos, nas plataformas de streaming musical. A canção tem as vozes de Milton Nascimento e de Péricles, em consonância com os vocalistas do grupo.
O álbum produzido entre fevereiro e março deste ano, com 17 dias de gravação em estúdio em Salvador, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Flora também produziu o primeiro disco do Ofá, intitulado “Odum Orim”, e também assina a produção do célebre “Obatalá – Uma Homenagem a Mãe Carmen”.
Veja fotos: