Questionado sobre que conselho daria aos eleitores católicos para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o Papa Francisco disse nesta sexta-feira (13) que eles devem escolher o “menor dos dois males” porque “ambos são contra a vida” — Kamala Harris por seu apoio aos direitos ao aborto, e Donald Trump por fechar a porta para imigrantes.
“Mandar migrantes embora, não deixá-los crescer, não deixá-los ter vida é algo errado; é crueldade” disse Francisco em uma entrevista coletiva no avião papal ao retornar a Roma após sua longa viagem ao Sudeste Asiático e Oceania. “Mandar uma criança para longe do ventre da mãe é assassinato porque há vida. E devemos falar claramente sobre essas coisas”, continuou.
Mas quando perguntado se seria moralmente admissível votar em alguém que favorecesse o direito ao aborto, ele respondeu:
“É preciso votar. E é preciso escolher o mal menor. Qual é o mal menor? Aquela senhora ou aquele cavalheiro? Não sei. Cada pessoa deve pensar e decidir de acordo com sua própria consciência”, disse sem mencionar nenhum dos candidatos pelo nome.