Considerado um dos maiores movimentos cívicos da atualidade, reunindo aproximadamente 60 milhões de pessoas em mais de 190 países, o World Clean Up Day chega à Bahia na próxima terça-feira (17). Na programação, em prol de um planeta mais limpo e sustentável, instituições realizam atividades debruçadas sobre a Baía de Todos-os-Santos, a maior baía tropical navegável do mundo.
Ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas, profissionais portuários e sociedade civil, além de ações de limpeza em praias em Salvador – Farol da Barra, Paripe, Boa Viagem e Preguiça – e no interior – Enseada do Paraguaçu (Maragojipe), Malhado (Ilhéus) e Capadócia (Simões Filho) – estão na agenda de ações, que será apresentada nesta quinta-feira (12), em evento no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, e divulgada em seguida no perfil @cleanupday.bts.
“Conhecedores da importância socioeconômica dessa gigante baía, este coletivo de empresas de da área portuária e náutica do Estado se inspira nesta iniciativa que ocorre mundialmente, assumindo o papel de sermos atuantes na educação para conservação e preservação dos oceanos. Desta forma, desejamos contribuir para o avanço da sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável proposto na Agenda 2030 da ONU”, explica Patrícia Iglesias, CEO da Global Oceans, participante do grupo idealizador da ação.
Fazem parte ainda da iniciativa na Bahia o Yacht Clube da Bahia, Bahia Marina, Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Wilson Sons, Intermarítima, CS Portos, Estaleiro Enseada do Paraguaçu e a Fundação Aleixo Belov.