Cármen Lúcia lacra sistema que será usado nas eleições municipais e diz que urna é ‘absolutamente segura’

Cármen Lúcia lacra sistema que será usado nas eleições municipais e diz que urna é ‘absolutamente segura’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/09/2024 às 19:41 / Leia em 2 minutos

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta terça-feira (10), o processo de lacração dos sistemas eletrônicos que serão usados nas eleições municipais de outubro deste ano.

A cerimônia foi feita na sede da Corte, em Brasília, e contou com a presença de integrantes do Tribunal, sob a condução da presidente, ministra Cármen Lúcia.

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom

Durante o evento, no edifício-sede do tribunal, em Brasília, a ministra Cármen Lúcia destacou que as urnas são confiáveis. “Nem adianta tentar plantar [dúvidas] porque [o sistema] já foi várias vezes testado. Em todos os exames feitos, se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna da segurança do processo eleitoral, da garantia a todos os cidadãos que ele é livre naquela cabine, que ele é o único responsável pelo seu voto e que cada município, cada estado brasileiro e o próprio Brasil depende deste voto”.

“O código-fonte é isso, um sistema composto de milhares de programas que são desenvolvidos de tal maneira que, em Monte Azul, em São Gabriel da Cachoeira, em todos os lugares, a eleitora e o eleitor têm a segurança que na cabine terá uma urna indevassável”, declarou.

A cerimônia de lacração encerra o período de desenvolvimento dos sistemas que serão usados no pleito e de compilação dos códigos-fonte.

A partir de agora, nenhuma modificação pode ser feita no código dos programas eleitorais.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe