Os tons de azul do céu de Salvador e do mar da Baía de Todos-os-Santos se fundem no projeto do Restaurante Preta dentro da Casas Conceito, mostra de arquitetura, design e arte que abriu suas portas ao público semana passada, no icônico Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile. O espaço concebido pelo escritório Marcus Barbosa Associados traz uma leitura urbana do original, na Ilha dos Frades, sem deixar de lado sua essência, presente também no Preta Bistrô do Museu de Arte Contemporânea.
O grande destaque fica por conta do bar curvo, que centraliza o layout do ambiente e serve como ponto de referência para a criação de toda a área de estar, composta por poltronas, cadeiras e sofás em tons de azul, evocando justamente o mar e o céu, elementos que, ao lado da gastronomia e da arte, fazem do Preta uma casa conhecida no país. Ao todo, o espaço oferece 104 lugares.
A operação do restaurante é conduzida por Chico Marrara, que também atua na gestão das outras unidades. “Cada operação que iniciamos é um novo aprendizado. Todas trazem desafios que exigem um aperfeiçoamento constante”, destaca o empresário, que celebra mais uma conquista familiar: “Para nós é um grande prazer receber públicos diversos que se encantam não só pela gastronomia, mas também pela estética do lugar”, reflete em entrevista ao Alô Alô Bahia.
O menu traz clássicos do Preta original, como o famoso rolinho de siri, além de novidades exclusivas inspiradas na gastronomia e na rica cultura baiana, todas assinadas pela chef Preta, mãe de Chico e criadora do lugar. Além dos sabores inconfundíveis, o espaço exibe imagens feitas por ela, que também é fotógrafa, e obras das galerias Acervo e Paulo Darzé, proporcionando uma imersão sensorial completa.
O restaurante funciona de terça a quinta, das 16h às 22h, sextas e sábados, das 13h às 23h, e domingos, das 13h às 20h. Após a mostra, que encerra em 3 de novembro, haverá novo horário.
Veja fotos:
Ver essa foto no Instagram