Casa da Mulher Brasileira ganha reforço no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Casa da Mulher Brasileira ganha reforço no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 06/09/2024 às 08:10 / Leia em 2 minutos

A Casa da Mulher Brasileira acaba de ganhar um importante reforço na estrutura de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Trata-se da 5ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Salvador, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A vara terá juízes, promotores e defensores públicos que atuarão para otimizar o fluxo dos processos relacionados à violência doméstica de mulheres atendidas no espaço, a exemplo das medidas protetivas; oferecerá atendimento psicológico e social para vítimas; e fomentará programas de prevenção e educação.

“Esta é uma grande conquista para as mulheres. O Tribunal de Justiça da Bahia reforça o seu compromisso com a política de prevenção e enfretamento à violência contra as mulheres, possibilitando que mais esses serviços sejam agregados na Casa da Mulher Brasileira, dando todo apoio e suporte para todas aquelas que aqui chegarem necessitando do poder judiciário e de toda essa rede que aqui se faz presente”, destaca a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore.

Presidenta da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Nágila Brito também reforça a simbologia de se agregar os serviços da 5ª Vara na Casa da Mulher Brasileira. “A 5ª Vara de Violência Doméstica da Comarca de Salvador é um espaço acolhedor, com juízas, servidores públicos e uma equipe multidisciplinar para atender às mulheres e apoiá-las no enfrentamento da violência. Está é a realização de um sonho e um poderoso instrumento para ajudar as baianas”, declarou a magistrada, informando que está sendo pensado um sistema de monitoração eletrônica, para ser acionado se a mulher assistida estiver em situação de perigo.

dvhcXbs.md.jpg

Com esta entrega, a Corte Baiana passa a ter 10 Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar, sendo cinco em Salvador; duas em Vitória da Conquista; uma em Feira de Santana, uma em Camaçari e outra em Juazeiro. Além dessas unidades, o TJBA expandiu a competência de Varas Criminais para atuar nessa matéria nas Comarcas de Alagoinhas, Barreiras, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas e Porto Seguro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe