Nesta quarta-feira (4), a prefeitura de Salvador anunciou que vai requalificar e ampliar o Teatro Vila Velha. As intervenções incluem um novo sistema de ar-condicionado, a adequação do sistema elétrico do teatro, maior acessibilidade e Projeto de Combate a Incêndio.
Haverá também um novo volume na cobertura, onde vai funcionar a área administrativa, qualificação dos ambientes internos e criação de depósito externo. Segundo o Município, o objetivo é garantir conforto, segurança e qualidade técnica dos espetáculos, aos frequentadores, artistas e trabalhadores do teatro.
A última vez que o Vila Velha recebeu público foi no show de Bem Gil, em novembro de 2023. Desde então o teatro está sendo usado para ensaios. Meirelles afirmou que apesar disso a produção continua a todo vapor, contou que houve espetáculos em Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra) e que no dia 12 de setembro será inaugurada uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) que contará os 60 anos de história do teatro. Ela estará aberta ao público a partir do dia 13.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que participou da reunião da qual saiu a proposta de reformar o Vila Velha explicou o motivo da intervenção do Município. “Vamos requalificar, modernizar com novos equipamentos e oferecer mais acessibilidade, mas o palco é o palco do Vila Velha e é dele que a gente parte. É um teatro independente e da cidade. O Vila Velha é um dos pilares mais importantes da cultura brasileira que Salvador tem o privilégio de sediar, não só o teatro, mas também o grupo de artistas que construiu esse palco”, afirmou Tourinho.
Ele explicou que o investimento será de R$ 10 milhões na obra e está estimado em R$ 12 milhões em equipamentos. Durante o evento, uma maquete foi deixada em exposição sobre como o espaço vai ficar após a reforma.
As intervenções anunciadas pela prefeitura serão realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), pela Secretaria de Manutenção (Seman) e pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).
Veja vídeo: