Com uma nova lona em formato de um grande chapéu de bruxa rosa fucsia, o Circo Picolino volta a agitar a Orla do Pituaçu, em Salvador, com uma nova edição do “A Praça do Circo”. O projeto, que está em sua terceira e última edição, acontece neste domingo (8), a partir das 14h. A programação é gratuita e inclui oficinas circenses, shows musicais, feira de artesanato e gastronômica e o espetáculo “Daqui”.
A nova edição do “Praça do Circo” terá início com oficinas de acrobacias e malabarismo, ministrada pelo artista Edicarlos Santos Souza, conhecido como Binho, artista do Picolino há mais de três décadas. Em seguida, ocorre uma oficina de produção e musicalidade de caxixi e um show musical do artista Gabriel, que já integrou a banda do Picolino.
Nesta edição, o espetáculo “Daqui” tem a curadoria do artista circense Felipe Cerqueira, que trará artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu e que tenham relação com a história deste importante aparelho cultural e artístico de Salvador. “Queremos elevar a produção destes artistas que estão no entorno do território do Picolino, para falar sobre a importância do Circo. Palhaçaria, acrobacias, malabarismos, entre outros atos, irão nos levar a refletir sobre as lendas que não estão tão longe, no nosso caso o próprio Picolino. Queremos levar a cena nossas histórias e magias”, antecipa Felipe.
Memória
O público poderá conhecer também mais a respeito do Circo e os artistas que ali passaram através do ‘Espaço Memória’, que reúne um acervo fotográfico, livros e publicações da Picolino. Além do projeto “A Praça do Circo”, o Picolino, em parceria com a produtora audiovisual Tenda dos Milagres, está em fase de captação de conteúdo para a produção de um documentário que marca os 40 anos do picadeiro, a ser comemorado em 2025. Batizado de “Picolino, o circo”, o longa tem direção de Jamille Fortunato e Luana Serrat, com produção executiva de Karina Paz.