“Ainda Estou Aqui”: filme brasileiro é ovacionado em Veneza e ganha elogios da imprensa internacional

“Ainda Estou Aqui”: filme brasileiro é ovacionado em Veneza e ganha elogios da imprensa internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 02/09/2024 às 11:25 / Leia em 3 minutos

Os protagonistas de “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres e Selton Mello, se emocionaram após a exibição do filme no Festival de Veneza no domingo (1º). O ator compartilhou em suas redes sociais vídeos do momento.

Segundo relatos da mídia no local, o novo filme de Walter Salles (“Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”) foi ovacionado durante 10 minutos.

A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua família. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre o rumo de suas vidas. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos.

Além da dupla de protagonistas, a veterana Fernanda Montenegro também aparece no título. O Festival de Veneza começou na última quinta-feira, dia 28 de agosto, e vai até sábado (7).

Com distribuição nos cinemas brasileiros pela Sony Pictures, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução entre Brasil e França. O longa é o primeiro filme original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração.

Fernanda Torres está ‘espetacular’ e ‘soberba’, dizem críticos

O The Guardian deu três estrelas de cinco ao filme, elogiando a performance “incrível” de Torres no “drama sombrio e sincero”. Para o jornal britânico, o longa “imperfeito e manco” de Salles “nos diz que a esperança é eterna, que a alegria é algo dado e que a maioria das famílias felizes encontrará uma maneira de sobreviver”.

O “Deadline” descreve o filme como uma “celebração ao Brasil”, e exalta Fernanda Torres, dizendo que a atriz “tem uma delicadeza emocional” em seu papel.

“É uma atuação que deve catapultá-la para a corrida pelos prêmios, 25 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao Oscar pelo filme de sucesso de Salles ‘Central do Brasil'”, acrescenta o site.

O “Hollywood Reporter” relembrou a indicação ao Oscar de Fernanda Montenegro para exaltar a atuação da filha e a relação entre as duas. “O que torna a conexão ainda mais pungente é que [Montenegro] aparece como a versão idosa e enferma da protagonista — uma mulher de força silenciosa e resistência interpretada pela filha de Montenegro, Fernanda Torres, com extraordinária graça e dignidade diante do sofrimento emocional”, diz o texto.

A “Variety” afirma que o longa é “profundamente pungente”, com uma atuação “soberba” de Fernanda Torres. Já o “IndieWire” diz que a performance da atriz “é tão espetacular quanto sua filmografia sugere”.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe