Guarulhos: sinais de radiofrequência causaram interferência no aeroporto; caso segue em investigação

Guarulhos: sinais de radiofrequência causaram interferência no aeroporto; caso segue em investigação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Rovena Rosa / Agência Brasil

Publicado em 30/08/2024 às 16:01 / Leia em 2 minutos

O problema no sistema de navegação do Aeroporto Internacional de Guarulhos que provocou cancelamentos de voos e diversos atrasos na manhã desta quinta-feira (29) foi provocado por uma interferência de sinais de radiofrequência. A Agência Nacional de Telecomunicações informou que foi constatada a presença de sinais de radiofrequência que interferiram no sistema de navegação GPS/GNSS do aeroporto, o que acabou afetando os voos em Guarulhos. O órgão reforça que a transmissão de radiofrequências sem autorização é crime federal.

De acordo com a Anatel, a fonte do sinal interferente era proveniente do centro da cidade de Guarulhos, para onde a equipe de fiscalização se direcionou para localizar a fonte. No entanto, o sinal deixou de ser detectado pela Anatel antes que a fonte geradora do sinal pudesse ser de fato localizada. “A Anatel continua monitorando o espectro na região de forma a, no caso de retorno do sinal interferente, possa atuar de forma célere e interromper a fonte interferente de forma permanente”, diz nota do órgão.

A Força Aérea Brasileira, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, informou que as causas do problema estão sendo apuradas com apoio do Decea. “Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo, com o intuito de investigar as causas do problema”, afirma a FAB, em nota.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia