Alê Forbes passou os últimos dias em Salvador, hospedada no Fera Palace Hotel, na Rua Chile. Na cidade para prestigiar o aniversário de amigos, ela não deixou, claro, de aproveitar a capital baiana da melhor forma: comendo.
Colunista do jornal O Globo, ela se jogou no dendê e elegeu suas moquecas favoritas da viagem: “uma injeção de felicidade”, ela resumiu.
Entre as boas experiências recentes em Salvador, Alê citou o prato do restaurante Amado, no bairro do Comércio. “Farta em todos os sentidos, realçada por boas risadas com amigos e um vinhaço”, detalhou em sua coluna.
Outra sugestão é a de camarão do próprio Fera Palace, que ela teve o prazer de degustar em um sábado de sol à beira da piscina do hotel, com a bela vista da Baía de Todos os Santos. “Sem medo de ser baiana, ao contrário de tantas versões para turistas com pouco ou nenhum dendê”, reforça Forbes.
Lá, o prato é preparado pela equipe dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem, do qual também faz parte o restaurante Ori, no Horto Florestal, outra sugestão de Alê. “Me levou ao céu”, relembrou. “Da mesa, eu já sentia o cheirinho de ovos frigindo na manteiga. Eles chegaram submersos no caldo grosso e borbulhante, entremeados com peixe e camarão”, detalhou.
O tradicional Cantina da Lua, no Pelourinho, também ficou na lista “das boas” da visitante. “Clarindo Silva segue cuidando de perto desse clássico”, conta a jornalista, sobre o restaurante fundado no Centro Histórico em 1945 pelo escritor e agitador cultural.
Ver essa foto no Instagram
Outras opções
Para quem não dispensa uma boa e equilibrada dose de dendê, faz-se importante não deixar de conhecer restaurantes especializados na cozinha patrimonial da Bahia, como o Dona Mariquita, Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira de 2023, segundo a Prazeres da Mesa. Além dele, sempre excelentes opções são os já tradicionais Casa de Tereza, Donana, o Restaurante Mistura de Itapuã, o Ki-Mukeka e o Yemanjá.