A estreia da ópera “O Amor Azul”, de Gilberto Gil e do maestro italiano Aldo Brizzi, estreia neste fim de semana – de 29 a 31 de agosto -, na Sala São Paulo. A apresentação da sexta-feira (30) da obra inspirada pela filosofia hindu será transmitida ao vivo no YouTube do equipamento cultural da capital paulista.
In loco ou de casa, será uma boa oportunidade de conhecer o novo trabalho do cantor e compositor baiano, artista que, como poucos, é capaz de se reinventar aos 80 anos. A peça, fruto de um trabalho de quatro anos, teve estreia mundial em Paris, em 2022, e só agora chega ao Brasil, em meio ao anúncio de sua última turnê.
A ópera combina elementos de sua jornada musical com uma reflexão sobre a espiritualidade e filosofias orientais, tão presentes em sua vida desde a juventude. A obra é dividida em dois atos, nos quais se apresentam influências da MPB, ritmos africanos, melodias indianas e sonoridades europeias.
No Brasil, a performance contará com 140 artistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e o Coro Acadêmico da Osesp. Ao todo serão apresentadas 47 composições inéditas do maestro e de Gil, que com seu violão, estará no palco no papel do protagonista Jayadeva.
Se inscreva no canal da Sala São Paulo e seja informado do início da transmissão.