Orkut Büyükkökten, engenheiro turco fundador da rede social que marcou uma geração no Brasil, planeja lançar uma nova plataforma de interação social – e anunciou isso em uma passagem recente por aqui.
O executivo diz que a nova rede social será um espaço mais autêntico e saudável para os usuários.
Na visita ao Brasil, o engenheiro comentou o plano de integrar profissionais brasileiros em seu novo projeto. O que faz sentido, já que o país foi o lugar onde o Orkut mais prosperou, com cerca de 30 milhões de usuários ativos nos anos 2000.
A visão de Büyükkökten para o futuro das redes sociais é objetiva: ele quer corrigir os rumos tóxicos que plataformas atuais tomaram, onde influenciadores, corporações e profissionais de marketing acabaram com as interações autênticas entre pessoas. Ele acredita que, ao invés de conectar, as redes sociais atuais acabam gerando comparações irreais e impactando negativamente a saúde mental dos usuários, especialmente os jovens.
O fundador também revelou que sua nova rede social será fundamentada nas lições aprendidas ao longo de sua trajetória com o Orkut e a Hello Network — que ele criou após o encerramento do Orkut em 2014.