Onda de calor aumenta em 30ºC a temperatura na Antártida; fenômeno vai favorecer frente fria no Brasil

Onda de calor aumenta em 30ºC a temperatura na Antártida; fenômeno vai favorecer frente fria no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Tetiana Grypachevska/Unsplash

Publicado em 06/08/2024 às 16:03 / Leia em 2 minutos

As temperaturas da superfície da Antártida Oriental estão mais de 28ºC acima do normalidade para esta época do ano, na segunda maior onda de calor enfrentada pelo continente nos últimos dois anos.

O fenômeno pode permanecer por mais 10 dias, provando que as consequências de um mundo mais quente atingem também as áreas mais frias do planeta.

A onda de calor acontece em meio ao inverno antártico, em que as temperaturas ainda estão abaixo de -20ºC. Com o fenômeno, é esperado que as temperaturas fiquem de 20ºC a 30ºC mais elevadas nos próximos dias.

A Estação Polo Sul Amundsen-Scott registrou a maior temperatura desde 2002. Entre 20 e 30 de julho, a estação registrou -47,6ºC — uma temperatura esperada apenas para o fim do verão na Antártida, que ocorre em fevereiro.

Brasil

O fenômeno faz com que a circulação de ventos em torno da Antártida, que aprisiona o frio na região, fique enfraquecida. Assim, a onda de calor vai contribuir para que o ar polar ingresse com força em boa parte da Argentina, Uruguai, Paraguai, áreas da Bolívia e grande parte do Centro-Sul do Brasil.

Com a maior facilidade para a entrada de ar polar na região tropical, o Brasil deve ter uma nova frente no fim dessa semana.

A expectativa é que a massa de ar frio chegue ao país na noite de quarta-feira (7) e avance ao longo da sexta-feira (9) para o Sudeste. A queda nas mínimas vai poder ser sentida até em alguns estados da região Norte.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe