Cineasta baiana recebe prêmio internacional por documentário

Cineasta baiana recebe prêmio internacional por documentário

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Divulgação

Publicado em 02/08/2024 às 17:34 / Leia em 2 minutos

O documentário “Cais”, dirigido pela cineasta baiana Safira Moreira e produzido por Flávia Santana receberá o prestigiado prêmio do Sundance Documentary Fund. A produção foi escolhida entre 28 projetos apresentados oriundos de 25 países diferentes.

O Sundance Institute, uma renomada organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio a artistas independentes e contadores de histórias em cinema e mídia digital, concedeu um total de $1.450.000 para esta edição do Documentary Fund. Este fundo é conhecido por priorizar o suporte a artistas de comunidades marginalizadas e amplificar vozes globais que abordam temas cruciais.

Neste ano, 92% dos projetos selecionados são dirigidos por artistas de comunidades tradicionalmente marginalizadas e 60% são de diretores estreantes, evidenciando o compromisso do Sundance em promover diversidade e inovação.

“Cais” é uma coprodução da Mulungu Realizações Culturais, Omnirá Filmes e Giro Planejamento Cultural, com patrocínios do Rumos Itaú Cultural e do Fundo Avon Mulheres no Audiovisual (FAMA), além do apoio fundamental do Sundance Documentary Fund para a fase de pós-produção. O documentário, que está atualmente em fase final de produção e tem estreia prevista para o próximo ano, narra a jornada de Safira após o falecimento de sua mãe, Angélica. Em uma viagem fluvial pelos rios Paraguaçu (Bahia) e Alegre (Maranhão), Safira busca novas perspectivas sobre temas universais como memória, tempo, nascimento, vida e morte.

Além de seu valor cultural para a preservação e valorização da memória baiana, “Cais” também se destaca por seu impacto global, abrindo um diálogo sobre ancestralidade e pertencimento. O filme participou de diversos laboratórios e mercados internacionais de prestígio, como Imersão DOC Brasil, Brasil CineMundi, DOCLAB SP, Afrolatam LAB – Miradas DOC (Tenerife, Ilhas Canárias), FILMA AFRO (Colômbia) e V Salón de Productores (Colômbia), solidificando sua presença no cenário global de documentários.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe