Em agosto de 2020, a Casa Rosa começou a funcionar. Nestes quatro anos, o espaço localizado no Rio Vermelho sagrou seu lugar na vida cultural de Salvador e como um agitador das cenas artísticas na cidade.
Neste mês, a celebração de aniversário será com show do pernambucano Almério, que divide a programação com Pedro Pondé, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e duas edições do projeto “Quinta da Casa”: uma com Elias Lins e outra com o trio Jessica Albuquerque, Leandro Tigrão e Murilo Tigrinho. (veja logo abaixo).
Sobre a Casa Rosa
A Casa Rosa, mantida pela Associação Bem-Te-Vi Diversidade e pela Associação Viração, é instalada em um imóvel à beira mar, patrimônio protegido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O belo casarão foi construído na primeira metade do século 20 por Arthur Palácio, para realização de saraus. Tempos depois, após alguns anos funcionando como residência, o equipamento passou por um processo de reforma, concluído em 2019, retomando sua vocação cultural.
As transformações garantiram a preservação das características originais do imóvel e adicionaram o que há de mais contemporâneo nas tecnologias cênicas nos seus ambientes internos: o Pátio Viração, espaço com grande palco e Café-Bar com capacidade para até 500 pessoas; o Teatro Cambará, ambiente intimista climatizado com palco e plateia moduláveis, para até 80 pessoas; Galeria/Foyer, porta de entrada da Casa Rosa, para eventos de pequeno porte; e a Sala Rosa, espaço multiuso com ampla varanda anexada.
Programação de aniversário
A programação do mês de aniversário da Casa Rosa no Pátio Viração começa com Pedro Pondé e o seu projeto “Sextou”, no dia 16 de agosto (sexta-feira), às 22h. Presença constante e fiel do espaço desde o início, o artista convoca o público para show com repertório de canções de seus 20 anos de trajetória.
No dia 24 de agosto (sábado), às 22h, é a vez de Almério, atração oficial da festa de quatro anos. Destaque da música popular brasileira contemporânea, ele vai cantar um repertório que mescla o autoral e versões, numa apresentação com power trio – guitarra, baixo e bateria –, pensada carinhosamente para este momento. O pernambucano vai fazer uma grande mescla de suas músicas mais conhecidas, algumas das mais novas, numa viagem por sua trajetória, além de interpretar canções de artistas que influenciam sua obra.
Para o dia 30 de agosto (sexta-feira), às 20h, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) prepara o “Belchior Sinfônico”, uma homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior, autor de clássicos da música popular brasileira como “Sujeito de Sorte”, “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais” e muitos outros. A apresentação será regida pelo maestro e curador artístico da OSBA, Carlos Prazeres, e contará com as participações do cantor João Cavalcanti e do sanfoneiro Marcelo Caldi.
No Teatro Cambará, serão realizadas duas edições do projeto “Quinta da Casa”, que virá com concertos. O primeiro, com o violonista Elias Lins, no dia 15, numa sessão especial gratuita. Ele apresenta “Afluentes sonoros: rios em cordas”, com peças de compositores como Agustín Barrios e J.S. Bach, junto a músicas do repertório popular brasileiro. Depois, no dia 29, Jessica Albuquerque, Leandro Tigrão e Murilo Tigrinho vêm com “Coisas da Pandemia”, em que performam sua formação inusitada: um contrabaixo acústico e duas flautas.
Informações completas de todas as atividades podem ser encontradas no site www.casarosasalvador.com.br. Vendas antecipadas são abertas pela Sympla.