Cerca de dois anos após alcançar 100% de equipamentos em LED na iluminação pública, que barateia a oferta de serviço e facilita a manutenção, a capital baiana registrou uma queda de 25% no número de abertura de protocolos de manutenção. O dado é apresentado em comparação a 2022, quando o município alcançou o marco de primeira cidade com o parque de iluminação 100% em LED, com recursos próprios.
A nível de comparação, 12 mil protocolos de manutenção de iluminação foram abertos este ano. Destes, 90% foram executados e 10% estão em processo de execução. Entre janeiro e junho de 2022, foram abertas quase 16 mil solicitações referentes a consertos de lâmpadas apagadas.
De acordo com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, os números comprovam os benefícios da modernização das luminárias. Considerada a mais moderna do mercado, as lâmpadas em LED reduzem o consumo de energia em até 60% comparado a modelos anteriores. A tecnologia melhora a visibilidade alcançando altos índices de reprodução da cor, com melhor uniformidade nas vias e maior durabilidade, podendo chegar a 65 mil horas de uso.
“A modernização da iluminação da cidade trouxe resultados positivos de forma imediata e a longo prazo. Temos o que há de melhor no quesito eficiência e economia de consumo. A redução do número de abertura de protocolos é mais uma comprovação dos benefícios das lâmpadas em LED. A tecnologia, além de deixar a cidade mais linda e iluminada, tem quase o dobro de vida útil e maior economia”, explica Ângelo Magalhães, titular da Dsip.
Os serviços de manutenção na iluminação pública podem ser solicitados através dos canais de comunicação da Prefeitura, incluindo o portal https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br; via WhatsApp, por meio do número (71) 98791-3420; ou pelo Fala Salvador, no número 156.