‘Sala de Roteiristas’: Projeto de formação para mulheres no setor audiovisual tem inscrições prorrogadas

‘Sala de Roteiristas’: Projeto de formação para mulheres no setor audiovisual tem inscrições prorrogadas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 29/07/2024 às 16:50 / Leia em 2 minutos

As inscrições para a 2ª edição do Laboratório Sala de Roteiristas, que visa oferecer formação profissional gratuita para mulheres (cis ou trans) no setor audiovisual, foram prorrogadas até o dia 4 de agosto e podem ser feitas através do site do projeto. Serão reservadas, por turma, um mínimo de 50% de vagas para candidatas negras e 10% para candidatas indígenas.

Nesta edição, 40 projetos de obras audiovisuais de curtas metragens de ficção, com até 25 minutos de duração, serão selecionados. Todas as atividades serão realizadas por meio de videoconferência, divididas em um programa que conta com workshops de temas variados, do desenvolvimento de ideias em roteiros até o primeiro corte fílmico, passando pelo desenvolvimento de técnicas e estratégias de produção, marketing e distribuição.

Entre as principais novidades, estão as clínicas jurídicas e o retorno das masterclasses, que serão realizadas entre os meses de agosto e outubro. As aulas têm o propósito de tratar sobre temas fundamentais para a produção de curtas-metragens, como distribuição, preparação para festivais de cinema, técnicas de captação de recursos, produção e acessibilidade. A coordenação pedagógica é da pós-doutora e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, e cofundadora do Estude Séries, Maíra Bianchini, e tem como professores a produtora cultural Driele Mota (à direita); a roteirista e diretora Rebeca Thaís (à esquerda); o montador profissional e jornalista Alfredo Barros; além do roteirista Gustavo Erick (no centro).

Durante o Laboratório, as candidatas selecionadas terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar ideias para projetos audiovisuais já concebidos, além de criar novos projetos durante o processo. A proposta é oferecer suporte abrangente, onde as participantes terão a opção de escolher entre turmas focadas no desenvolvimento do argumento do filme, na escrita do roteiro final, no planejamento de mercado ou na edição do primeiro corte de curtas metragens já filmados”, explica Erick, idealizador da ação, que apresenta uma metodologia que envolve estudos, debates, formação e colaboração de projetos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia