A qualidade da água no Rio Sena segue como uma preocupação da organização dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, motivando o cancelamento do treino de natação do triatlo, nesta segunda-feira (29), pelo segundo dia consecutivo. A prova masculina da modalidade está marcada originalmente para esta terça-feira (30).
A World Triathlon, orgão regulador do esporte, e autoridades municipais torcem para que o tempo ensolarado e as temperaturas mais altas nas próximas horas melhorem a qualidade da água. A organização da Olimpíada e a federação internacional afirmaram que os testes realizados no Sena no domingo (28) mostraram níveis de qualidade que “não forneceram garantias suficientes” para a realização do treino.
O mergulho no rio foi proibido há mais de 100 anos, em grande parte por conta da má qualidade da água. Para os Jogos Olímpicos, foram investidos 1,4 mil milhões de euros em seu preparo para as provas de natação do triatlo e maratona aquática, as últimas nos dias 8 e 9 de agosto.
Testes diários de qualidade da água no início de junho indicaram níveis inseguros da bactéria E. coli, seguidos por melhorias recentes. A construção de uma bacia para captar o excesso de água da chuva e evitar a renovação da infraestrutura de esgoto e a modernização das estações de tratamento de água estão entre as medidas que foram implementadas para tentar melhorar a qualidade da água.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a ministra de Esportes da França nadaram no rio menos de duas semanas antes do início dos Jogos e cumpriram uma promessa para mostrar que a água estava limpa o suficiente para receber os atletas.
Matérias relacionadas:
Rio Sena sofre com qualidade da água, a poucos meses de Paris 2024; atleta baiana defende plano B