As fortes chuvas que atingiram diferentes regiões da Bahia na terça e quarta-feira (27 e 28) levaram o número de municípios com decretos de situação de emergência a 11, segundo atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). O Governo do Estado monitora os impactos nas cidades e nas rodovias, com equipes de infraestrutura e saúde mobilizadas.
A lista inclui Pindobaçu, Eunápolis, Ilhéus, Itambé, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Porto Seguro, Serrinha, Vereda e Jussiape. Nas estradas, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) registrou quatro ocorrências, das quais três já tiveram o tráfego restabelecido.
O ponto que permanece totalmente bloqueado para veículos fica na BA-413, entre Queimadas e o distrito de Riacho da Onça. Uma passagem molhada cedeu após o rompimento de uma barragem provocado pelas chuvas. Uma equipe técnica está no local e aguarda a melhora das condições climáticas para avaliar os danos e definir as intervenções.
Já o trânsito foi normalizado na passagem urbana de Macaúbas, na BA-573, que registrou alagamentos, e no acesso ao distrito de Bravo, em Serra Preta, após o início dos serviços de drenagem e limpeza. Na BA-120, entre Santaluz e Queimadas, o fluxo também está liberado e sinalizado na altura da ponte sobre o Rio do Peixe, no km 316, onde ainda serão programados reparos.
Na área da saúde, equipes estaduais acompanham a situação dos municípios atingidos. Em Irecê, a unidade da Hemoba sofreu alagamento e passa por serviços de limpeza.