O governo de Donald Trump confirmou nesta terça-feira (27) que os Estados Unidos emitirão vistos para o senador Flávio Bolsonaro (PL) e seus familiares, permitindo a entrada deles no país. A informação foi divulgada por uma autoridade do Departamento de Estado norte-americano.
Segundo o portal Metrópoles, o advogado mexicano Simón Levy, aliado de Trump, havia afirmado que o governo republicano autorizara a concessão de asilo político ao senador. “O Departamento de Estado emitirá vistos para Flávio Bolsonaro e sua família e permitirá a entrada deles nos Estados Unidos”, informou a autoridade.
Ainda de acordo com o Metrópoles, a emissão dos vistos não significa que Flávio Bolsonaro tenha recebido asilo político, uma vez que os procedimentos são distintos. A concessão de visto permite a entrada no país conforme as condições estabelecidas, enquanto o asilo depende de uma análise específica do pedido.
Mais cedo, agências internacionais de notícias informaram que o senador teria deixado o Brasil com destino aos Estados Unidos. O caso é investigado pela Polícia Federal (PF).
A imprensa argentina também noticiou que ele teria saído do território brasileiro pela fronteira com Puerto Iguazú e seguiria para os Estados Unidos em um avião Gulfstream G400.