Gretchen Whitmer e J. B. Pritzker, dois dos principais democratas cotados para a disputa presidencial nos Estados Unidos, contra Donald Trump, anunciaram apoio à atual vice-presidente, Kamala Harris. A decisão fortalece a candidatura dela à Casa Branca, em um cenário em que outros três possíveis concorrentes também expressaram apoio após a desistência de Joe Biden de tentar a reeleição.
Ao lado de Gretchen Whitmer, governadora do estado do Michigan, e de J. B. Pritzker, de Illinois, Gavin Newsom, governador da Califórnia; Josh Shapiro, governador da Pensilvânia; e Dean Phillips, deputado por Minnesota, já confirmaram apoiar o nome de Harris para encabeçar a chapa democrata.
Ao contrário de outros governadores democratas e de outros políticos do partido e membros influentes, como Bill e Hillary Clinton, Sherrod Brown, senador de Ohio, outro nome cotado para concorrer contra a atual vice-presidente, ainda não se manifestou.
Nomes relevantes, como o ex-presidente Barack Obama e Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara, por ora, se mantêm neutros em relação à sucessão de Biden, e esperam um processo “breve, transparente e competitivo” para escolha do candidato democrata.
Discurso
Em sua primeira aparição pública após a desistência de Biden, Harris deu um breve discurso nesta segunda (22). Na Casa Branca, em Washington, ela agradeceu a Joe Biden pelo apoio e elogiou sua trajetória como presidente. “O legado de Biden é incomparável”, disse Kamala, que não aceitou perguntas dos repórteres presentes. No domingo (21), ela já havia declarado que não falaria sobre a corrida eleitoral e a desistência de Biden antes que o próprio presidente se manifestasse.