Estudante baiano de 14 anos conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

Estudante baiano de 14 anos conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Acervo pessoal

Publicado em 21/07/2024 às 09:57 / Leia em 2 minutos

O estudante baiano Rafael Assis Melo, 14 anos, conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada no último dia 18 de julho, em Nova York.

Fiquei muito emocionado, estava me preparando há muito tempo. Quando subi no palco para receber a medalha, percebi que se houver dedicação, podemos conquistar muitas coisas”, afirmou o estudante.

Amante da matemática, Rafael já participou de diversas competições da disciplina, mas essa foi a primeira vez que ele viajou para fora do país para competir. Ele foi acompanhado dos pais Kelma Assis Sandes e Iury Andrade Melo.

dnL09b2.md.jpg

Nome do baiano foi anunciado em telão na cerimônia de premiação, em Nova York. 

Nós sempre o estimulamos a participar dessas competições, porque vimos que ele gosta. Acho que é uma oportunidade de colocar os talentos em evidência, estimular o aprendizado e também o contato com pessoas de outras escolas, cidades e até países”, afirmou Kelma.

Em Nova York, a competição aconteceu entre 14 e 18 de julho, na Universidade de Columbia. Para ganhar a medalha de ouro, o estudante precisava acertar entre 91% e 100% da prova, que abordava questões de múltipla escolha e resposta numérica. Entre os assuntos cobrados na avaliação, estavam: números racionais e irracionais, sistemas de equações, expressões algébricas e probabilidade.

Para o baiano, além da alegria de representar o Brasil e levar o ouro pra casa na categoria de estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental, ficou também o aprendizado de conviver com as diferenças. “Nunca tinha estado em uma sala com tanta gente diferente ao mesmo tempo, pessoas de vários países e culturas. O legal é que a matemática é a mesma em todos os idiomas. Línguas diferentes podem se comunicar usando números”, afirmou.

As informações são do g1

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe