Sem VAR, árbitro volta atrás em pênalti após jogadores mostrarem replay no celular na Argentina

Sem VAR, árbitro volta atrás em pênalti após jogadores mostrarem replay no celular na Argentina

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Reprodução

Publicado em 13/10/2026 às 17:11

Uma decisão de arbitragem provocou uma situação incomum na segunda divisão argentina nesta segunda-feira (12). Sem VAR disponível, o árbitro Nicolás Lamolina marcou um pênalti para o Godoy Cruz contra o All Boys, expulsou o zagueiro Iván Zafarana e, depois de uma paralisação de 23 minutos, mudou a decisão após jogadores e dirigentes apresentarem a ele imagens do lance em celulares. A partida, válida pela 33ª rodada da Primera B Nacional, terminou em 0 a 0.

O episódio aconteceu nos minutos finais no Estádio Islas Malvinas, casa do All Boys. Lamolina entendeu que Zafarana havia cometido falta em Axel Rodríguez dentro da área e aplicou o cartão vermelho por considerar que o defensor havia impedido uma oportunidade clara de gol. Os jogadores do All Boys, porém, contestaram a marcação e mostraram ao árbitro que o contato havia ocorrido antes da linha da área.

O próprio Zafarana voltou ao campo com um celular para exibir o replay a Lamolina. Héctor Capurro, ex-dirigente do clube, também apresentou as imagens em seu telefone. Inicialmente, o árbitro manteve a decisão, enquanto os protestos continuavam. A partida permaneceu interrompida por 23 minutos, período em que o técnico do All Boys, Fabián Nardozza, também acabou expulso por reclamação.

Lamolina posteriormente alterou a marcação e transformou o pênalti em uma cobrança de falta para o Godoy Cruz. De acordo com o árbitro, a mudança ocorreu após um de seus assistentes informar que a infração havia acontecido fora da área. A explicação, porém, não encerrou a controvérsia, já que a revisão ocorreu depois da apresentação das imagens pelos jogadores e dirigentes.

O lance não foi a primeira decisão contestada de Lamolina na partida. Aos 23 minutos do segundo tempo, o árbitro havia marcado outro pênalti para o Godoy Cruz por um suposto toque de mão. As imagens mostraram que a bola havia atingido a cabeça de um jogador do All Boys. Na cobrança, Martín Pino acertou o travessão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia