As forças de segurança registraram 107 ocorrências de atividades ilícitas nas primeiras horas do primeiro turno das Eleições 2026. O balanço considera o período entre 6h e 9h deste domingo (4) e faz parte do Relatório Operacional da Segurança das Eleições, consolidado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Do total, 86 foram classificados como crimes eleitorais, além de quatro infrações comuns e um registro de crime contra candidato. Também foram apreendidos R$ 108,5 mil em dinheiro, 5.557 materiais de propaganda irregular e 13 veículos.
A região Nordeste concentrou o maior número de ocorrências, com 58 registros no período analisado. Na sequência aparecem o Sul, com 23, e o Norte, com 21.
Mais de 320 mil profissionais mobilizados
A operação de segurança montada para o primeiro turno mobilizou 321.701 profissionais em todo o país. O efetivo reúne integrantes das forças estaduais de segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e tropa de contingência.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena a operação integrada em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos de segurança. Entre os principais riscos considerados no planejamento estão compra de votos, transporte irregular de eleitores, violência política, desinformação e aglomerações nos locais de votação.
O levantamento será atualizado ao longo do dia conforme novas ocorrências forem registradas durante a votação.