Baiano Matheus Nunes é o canoísta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos

Baiano Matheus Nunes é o canoísta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação/CBCa

Publicado em 11/07/2024 às 09:06 / Leia em 2 minutos

Com metade das 8 vagas garantidas por atletas da Canoagem em Paris-2024, a Bahia terá também o canoísta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. O jovem Mateus Nunes, de Itacaré, conquistou seu lugar com apenas 18 anos e se juntará a outros três baianos: Jacky Godmann, Isaquias Queiroz e Valdenice Conceição.

Anteriormente, outro baiano, Filipe Vieira Santana, de Ubaitaba, havia sido anunciado na delegação de 15 baianos que competem na capital francesa, mas não aparece mais na lista final de convocados. Em contato com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Alô Alô Bahia foi informado que existem dois processos distintos e existem critérios internacionais para que um país garanta a vaga olímpica.

“Existe a disputa para garantir a vaga olímpica para o país, que ocorreu no Campeonato Pan-americano em Sarasota, no qual o Brasil conquistou a cota no C2, mas essa cota não garante que o atleta estará automaticamente nos Jogos Olímpicos”, explicou a assessoria de imprensa da entidade. “Depois, existe a seletiva nacional, baseada em critérios técnicos e principalmente no desempenho na água”, seguiu a CBCa, justificando que a decisão da equipe técnica baseou-se nos atletas que tiveram a melhor performance nos treinos e os melhores resultados nos tempos obtidos.

Mateus Nunes

O baiano de Itacaré passou a integrar a Seleção de Base da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) a partir de 2022. Até 2021, participava das aulas do projeto social Remando no Rio de Contas, atualmente Remando em Águas Baianas e financiado integralmente desde 2017 pelo Governo do Estado.

“Com certeza, a indicação do meu nome é a conquista mais importante da minha vida. Estou alegre demais por estar participando deste grupo e por ter oportunidade de representar o Brasil nos Jogos de Paris. Estou realizado e também muito contente por ser o atleta brasileiro de canoagem mais jovem a disputar uma Olimpíada”, celebrou o atleta, que disputará a prova C1M1000.

Os canoístas Ana Paula Pergut (Paraná) e Vagner Souto (Mato Grosso) fecham a lista de seis atletas que disputam as provas de Canoagem Velocidade. Ana Sátila (Minas Gerais) e Pepê Gonçalves (São Paulo) competem na Canoagem Slalom. As provas olímpicas acontecem de 6 a 10 de agosto, em Vaires Sur Marne, comunidade distante cerca de 30 quilômetros de Paris.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe