Em função das limitações da malha aérea, após as fortes chuvas no final de abril e começo de maio, o Festival de Gramado, que ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, divulgou nesta terça-feira (9), além dos filmes concorrentes, algumas modificações em seu formato.
Por conta da operação suspensa, até o próximo dia 15, do aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, os documentários e curtas brasileiros não terão exibição presencial. As produções serão exibidas pelo Canal Brasil ao longo do evento.
Enquanto isso, os concorrentes das mostras gaúchas (longas e curtas) e os longas nacionais em competição serão exibidos na tela do Palácio do Festivais, no Centro de Gramado. “Motel Destino”, do cearense Karin Aïnouz, e “Virgínia e Adelaide”, do gaúcho Jorge Furtado, serão os filmes de abertura e encerramento do festival, respectivamente.
Este ano, o troféu Oscarito será entregue ao ator Matheus Nachtergaele; o troféu Eduardo Abelin, vai para o cineasta Jorge Furtado; e o Kikito de Cristal, para a produtora alemã Mariete Rissenbeek.
Entre os sete filmes que concorrem entre os longas-metragens brasileiros está “Barba Ensopada de Sangue”, do baiano Aly Muritiba. Natural de Mairi, ele concorre contra “Cidade, Campo”, de Juliana Rojas; “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge; “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé; “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert; “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; e “Pasárgada”, de Dira Paes, que também atua na produção.
Ver essa foto no Instagram